O uso do Snapchat no e-commerce

O uso do Snapchat no e-commerce é algo não explorado por muitos empreendedores virtuais que acabam tendo receio em expor sua loja e seus produtos em novas mídias e aplicativos, mas só no Brasil, um estudo do próprio aplicativo aponta que 10% dos smartphones possuem o Snapchat.

Através desse aplicativo você conseguirá enviar fotos e vídeos de alguns segundos para os seus amigos e esse conteúdo jamais poderá ser visto novamente pois eles se apagam automaticamente tanto do dispositivo de quem envia, quanto de quem recebe.

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Uma vez que o empreendedor ou a equipe de marketing do e-commerce decida utilizar essa rede social como ferramenta de comunicação, é importante que a empresa faça um estudo do público de interesse para compreender como será a abordagem através do Snapchat e que também entenda os consumidores do aplicativo. A maioria do público do Snapchat tem de 13 a 34 anos, 70% dos usuários são mulheres e pelas características da rede social, eles priorizam formas rápidas e práticas de interagir. Essas são algumas informações valiosas para quem deseja usá-lo como suporte na comunicação da loja virtual.

Um bom começo após planejar o posicionamento da empresa no Snapchat, por exemplo definindo uma linguagem adequada para se comunicar com os consumidores e usuários, é gerar tráfego das mídias já utilizadas pela organização para a nova mídia, ou seja, divulgar sua conta no aplicativo em outras redes sociais. Existem meios para fazer isso de maneira sútil e agradável, por exemplo oferecendo uma oferta que o usuário só poderia ver ao te seguir no Snapchat.

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Postar prévias de novos produtos ou coleções também estão de acordo com a dinâmica do aplicativo, assim como divulgar um pouco da rotina da empresa e dos colaboradores. Não se esqueça do chat! O aplicativo tem foco em fotos e vídeos instantâneos, mas o chat pode ser usado para estimular os usuários a responderem as postagens ou até mesmo a darem dicas do que desejam que seja postado, por exemplo.

Estratégias no Snapchat ou em qualquer outra rede social são necessárias para criar uma identidade para a loja virtual e aproximá-la do consumidor, fazendo com que o público se identifique e tenha interesse em criar um diálogo com a marca e consequentemente consumir as informações e o produto oferecido pela empresa. Se após o planejamento foi identificada semelhança entre os usuários do Snapchat e o público de interesse da marca, o sinal está verde para adaptar estratégias e buscar engajamento no aplicativo.

Dados lançados pelo Snapchat: https://www.snapchat.com/l/pt-br/ads

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