A importância do e-mail marketing

A importância do e-mail marketing não diminuiu com o surgimento de novas ferramentas de comunicação. Hoje é possível se comunicar com o cliente dando suporte via WhatsApp ou até mesmo um vídeo curto no Snapchat, mas enviar um e-mail marketing com conteúdo relevante é muito eficaz.

O e-mail marketing deve distribuir conteúdo que seja de interesse do usuário através de um fluxo planejado para que o cliente descubra o produto ou serviço de forma gradual até que decida comprar, e para que haja a produção desses conteúdos outros canais de informação entram nesse momento como ferramentas de suporte.

No momento de planejar o posicionamento virtual da empresa, através do site, blog, loja virtual ou até mesmo das redes sociais, como Instagram ou Facebook, informações relevantes para o público de interesse serão fixadas nesses canais e é justamente o e-mail marketing que ajudará a distribuí-las.

E-mail Marketing

Para começar a enviar e-mails marketing, basta estruturar uma rotina de newsletters semanais com as novidades em conteúdo previamente identificados como relevantes para os possíveis compradores do produto ou usuários do serviço oferecido. Sem contar que o conteúdo disparado pode ter um ótimo retorno através do marketing boca-a-boca.

No cenário atual o e-mail está superando redes sociais como Facebook e Twitter na venda de produtos. Elas são importantes para distribuir o conteúdo, mas atualmente têm um alcance limitado com relação aos e-mails, que ganham vantagem nesse cenário. Nesse caso, mantenha uma boa frequência de disparo de e-mail marketing e automaticamente o tráfego para o site e/ou redes sociais aumentará.

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Através do e-mail marketing informações importantes podem ser disseminadas e com isso a empresa consegue atrair e criar relacionamentos com seus contatos, pois ele pode ser simplesmente informativo, possuir um conteúdo voltado apenas para venda, servir como divulgação de eventos entre outras muitas finalidades.

Uma boa recomendação para distribuir o conteúdos dos e-mails é que 80% dos envios sejam e-mails informativos como apresentação de eventos, convites e dicas, e somente 20% sejam promocionais. Desta forma é possível manter um bom relacionamento sem incomodar o cliente.

Segmentar os disparos também é muito importante! Imagine enviar dicas de moda íntima para homens que não compram estes produtos para suas esposas, o retorno provavelmente não será bom. Agora, se o e-mail for enviado para mulheres que adoram acompanhar as novidades deste segmento, com certeza o retorno será interessante. Portanto, compreenda bem os perfis de cada cliente e realize disparos segmentados para cada um deles, assim as campanhas proporcionarão um retorno bem mais interessante.

Outro detalhe é enviar e-mail para pessoas que pediram para receber e-mails da empresa, caso contrário, essa prática pode ser considerada SPAM, ou seja, enviar e-mail marketing para pessoas que não pediram para receber o conteúdo. Neste caso o retorno das campanhas pode ser muito negativo.

O correto é formar uma lista de e-mail bem qualificada, captando-os através do cadastro de clientes, eventos realizados pela empresa, inscrições no newsletter do site e outras campanhas e ações que são capazes de filtrar as pessoas realmente interessadas no conteúdo da empresa.

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