A importância de se ter um sistema de chat online profissional

É importante ter um sistema de chat online profissional para o sucesso de qualquer empresa e nos dias de hoje, com a internet marcando presença definitiva na rotina das pessoas, novas formas de relacionamento surgiram e o chat é uma excelente maneira de se aproximar do seu público de forma eficiente, mostrando que você está disposto a ajudá-lo quando necessário.

O chat tem inúmeras funções positivas dentro de uma empresa e uma delas é o fato de poder ser usado de forma estratégica, pois algumas ferramentas permitem monitorar o tráfego dos clientes, como o tempo de permanência e a frequência de visita no site ou quais páginas acessaram, entre outras informações. Com isso é possível elaborar estratégias para abordar o cliente no momento certo e com a informação correta para ajudar na conversão de uma venda.

Praticidade

É indiscutível que todos nós buscamos praticidade no dia a dia, e isso é uma das principais coisas que o chat online oferece aos clientes de uma empresa. Através dele as dúvidas e problemas do seu público serão resolvidos com mais rapidez e eficácia. Portanto, cuidado com procedimentos desagradáveis, como por exemplo o preenchimento de cadastros ao clicar no botão de atendimento online ou manter o cliente esperando por um longo período de tempo.

Vendas impulsionadas

Uma resposta imediata a um visitante do seu site, que provavelmente está com alguma barreira no momento da compra, irá aumentar as chances de converter esse contato em venda. Um bom atendimento online também é capaz de impulsionar seus resultados, uma vez que a satisfação do cliente irá fideliza ló e ele se tornará um promotor da sua empresa, divulgando-a para amigos e familiares.

Atendimento

chatonline1

Apesar do chat ser uma ferramenta prática e de grande utilidade no seu site, é importante se preocupar com o atendimento que será prestado. É necessário ter um bom português, saber se relacionar adequadamente com cada cliente, ser amigável e prestativo, possuir liberdade para negociação e obter o máximo de informações a respeito da empresa para sanar todas as dúvidas. Também é importante configurar os horários disponíveis para que o cliente saiba se há um atendimento online ou não, e utilizar as respostas automáticas em caso de estar offline.

Segurança

Beautiful Customer Representative with headset smiling during a telephone conversation

O chat online como canal de comunicação também pode oferecer segurança para a empresa que o adotar como ferramenta, pois através dele é possível ter uma centralização de informações sobre os principais questionamentos dos visitantes e sobre o desempenho do seu atendimento, por exemplo. É possível acessar o histórico das mensagens trocadas, consultar avaliações de visitantes, emitir relatórios sobre o desempenho, entre outras informações. Além do mais é importante ter um sistema que solicite a avaliação do atendimento, pois assim será possível analisar e melhorar sempre mais a comunicação do seu atendente virtual com o seu público.

Existem alguns sistemas de atendimento via chat que podem ajudar sua empresa a obter bons resultados:

Zopim – É um programa de atendimento online de fácil configuração e personalizável. Ele facilita a automatização dos chats permitindo que você se conecte e converse com seus clientes antes mesmo que eles façam uma pergunta. A melhor parte é que ele oferece 14 dias grátis para você testar o sistema.

Live Helper Chat – Este é um dos sistemas mais utilizados do mercado, e é personalizável. Conta ainda com registro de conversas, envio de arquivos, compartilhamento de tela, plugins de voz e métricas de tempo do atendimento, entre outras funções.

Live!Zilla – É um sistema alemão que conta com várias funções, onde as mais populares são o chat ao vivo, fila de espera para atendimento com contador de tempo e envio de conversas por e-mail e a interface pode ser customizada para sua identidade visual.

eStreamChat – Este sistema atualiza a tela das conversas em tempo real, suporta vários canais de atendimento, mensagens privadas, temas personalizados, além da integração facilitada com outros sites e a capacidade de importar usuários, fotos, chats, entre outros.

Portanto, um bom canal de comunicação com seu público é essencial para a manutenção da sua empresa e o que não faltam são possibilidades que favoreçam o uso de um chat online capaz de estreitar ainda mais a relação com os visitantes da sua loja.

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